O São João de Porto Seguro vai ganhar um incentivo especial este ano, com a disposição do Governo do Estado de apoiar as ações de divulgação da festa em estados da região Sudeste e Nordeste. O assunto foi discutido durante em reunião em Salvador, que contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli; do secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones e de representantes do Governo da Bahia e do trade turístico do Estado.
De acordo com o secretário, Domingos Leonelli, a ideia do governo baiano é divulgar "a maior festa regional do país" em mercados emissivos como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e alguns estados do Nordeste. "Vamos levar o São João da Bahia às principais feiras de turismo do país e também repetiremos eventos de lançamento nos mercados paulista e mineiro, que concentram a maior parte dos nossos visitantes", revela.
O objetivo é fazer com que cidades com grandes parques hoteleiros como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro sejam estimuladas durante o período de baixa estação. "Enquanto o interior tem 100% de ocupação, as cidades litorâneas tinham no mês de junho o seu pior mês. Isso começou a melhorar a partir de 2008, quando passamos a encarar o São João como produto turístico e, neste ano, as perspectivas são ainda melhores, pois os nossos festejos vão coincidir com o feriado prolongado de Corpus Christ", acrescenta o secretário.
O secretário de Turismo de Porto Seguro afirmou que o município participará de todas as ações promocionais em conjunto com a Bahiatursa. “Este ano o nosso São João acontecerá novamente na rua do Mangue, só que em maiores proporções e com mais atrações que o ano passado, quando a festa agradou em cheio a moradores e turistas”, adianta Guto Jones.
Defesa de candidatura
Durante sua viagem a Salvador, o secretário de Turismo atuou também na Defesa da candidatura de Porto Seguro para o 13º Agrocafé, um evento que é realizado há 12 anos em Salvador e que já aconteceu uma vez em Vitória da Conquista. Programada para o mês de março de 2012, são grandes as chances de Porto Seguro sediar a 13ª versão do simpósio, com expectativa de reunir cerca de 1.200 participantes.
Em Salvador, durante o 12º Agrocafé, Guto Jones apresentou aos realizadores o enorme potencial de Porto Seguro para sediar o evento, com toda a estrutura necessária para receber o turismo de negócios; um dos maiores parques hoteleiros do país, e ainda muitas opções de lazer para os acompanhantes dos congressistas. Além do secretário, participaram do encontro, Manoela Madureira, gerente de Eventos do Grupo Náutico; Eduardo Salles, Secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia(Seagri) e Roberto Cangussú, vice-presidente da Assocafé e Bruno Fernandes, do Porto Seguro Convention Bureau.
Copa de 2014
Outro interessante resultado da viagem do secretário de turismo de Porto Seguro a Salvador foi o encontro com Marco Costa, assessor de relações internacionais e esportivas da Secopa (Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo). Durante o encontro o secretário confirmou a predisposição e o potencial de Porto Seguro para sediar a Copa do Mundo de 2014 em cinco aspectos diferentes.
O primeiro deles seria como local de aclimatação, para onde os atletas viriam bastante tempo antes da Copa do Mundo, para se adaptar a nosso clima tropical; como CTS (Centro de Treinamento da Seleção), fazendo as reformas e adaptações necessárias para receber as seleções; Fam fest, que seria uma grande arena criada para que convidados possam assistir aos jogos da seleção e como Centro de Voluntariado, onde seria capacitada mão-de-obra voluntária para trabalhar no receptivo aos participantes da Copa do Mundo.
O próximo passo agora será a realização pela Secopa em Porto Seguro, com o apoio da Secretaria de Turismo, de uma audiência pública e um fórum de prefeitos da região, quando serão apresentadas as ações da Secopa na Bahia.
Na área esportiva, o secretário acertou ainda a realização em Porto Seguro, no mês de maio, da etapa do Baiano de Tritlhon e os jogos da Copa do Mundo de Futebol Sub 17. No mês de setembro, a Semana do Mar, que acontece em Salvador, será encerrada em Porto Seguro com o Stock Boat, uma emocionante corrida de lanchas. Já em novembro a cidade será a sede do Viradão Cultural, um grande evento esportivo e sócio-ambiental, com 24 horas de atividades.
Turismo e segurança
A pauta de reuniões do secretário em Salvador incluiu ainda um encontro com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles. Guto Jones mostrou ao novo secretário a importância de Porto Seguro no contexto turístico nacional e internacional e a necessidade de aprimorar a segurança pública como fator primordial para assegurar o desenvolvimento do turismo.
Entre as demandas apresentadas pelo secretário de Turismo de Porto Seguro estão: construção de uma cadeira pública em Porto Seguro; construção do Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública) em Arraial d´Ajuda; criação de postos avançados da Deltur (Delegacia Especial do Turista) no Arraial d´Ajuda e no aeroporto, ampliação do efetivo e número de viaturas; contratação de novos delegados e escrivães de polícia; manutenção e reforço do Programa Ronda nos Bairros pela Polícia Militar e melhorias no DPT (Departamento de Polícia Técnica).
Hilda Rodrigues (MTB 4262)
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Seguro
0 comentários :
Postar um comentário