Jogos Indígenas valorizam cultura pataxó. Abertura em Porto Seguro teve fogos de artifícios, danças indígenas e a presença de Fittipaldi. Jogos prosseguem até o dia 28 de abril
Uma bela festa, com direito a tochas, danças indígenas, fogos de artifício e a presença ilustre do bicampeão mundial de Fórmula I, Emerson Fittipaldi, marcou a abertura dos VI Jogos Indígenas de Porto Seguro, na noite de 24 de abril, na arena da Boca da Barra. O piloto chegou acompanhado do prefeito Gilberto Abade e ambos foram recebidos com honras pelos índios das 12 aldeias da tribo pataxó existentes no município, que compareceram em peso para a cerimônia.

A festa começou com os índios e o prefeito Abade acendendo as tochas simbólicas. Segundo os pataxós, esses jogos, patrocinados e organizados pela Prefeitura, através da Superintendência de Assuntos Indígenas, “fortalecem a união do nosso povo e dos visitantes da nossa cidade”. Para eles, “o objetivo não é competir e sim celebrar a união entre os povos - negros, índios e brancos”.

Em seguida, todas as aldeias foram convidadas a mostrar sua dança para os convidados, que incluíam moradores e também muitos turistas, que lotaram as arquibancadas. Terminadas as apresentações, foi formada uma grande roda com todas as aldeias presentes. No centro, os anciãos fizeram orações e o prefeito Abade e o piloto Emerson Fittipaldi foram contemplados com um cocar - símbolo máximo da cultura pataxó. A partir desse ato, foram designados como embaixadores da cultura pataxó.

Terra de índio

Ao fazer uso da palavra, em nome das aldeias indígenas presentes, a cacique Iamani deu as boas vindas aos convidados, agradecendo ao prefeito pela presença de Fittipaldi. “No passado já sofremos muito, mas quanto mais o pataxó sofre na derrota, mais ele cresce. Queremos dizer a esse campeão, que como ele, nós também temos vitórias”, afirmou. A líder indígena enfatizou ainda que hoje os pataxós têm um governante que mostrou ao Brasil que Porto Seguro tem índio. “E que o Senhor continue com esse espírito pataxó e esse espírito guerreiro”, desejou ao prefeito.

Fittipaldi falou da sua honra muito grande em participar da festa de abertura dos Jogos Indígenas. “É um momento de muita felicidade estar aqui, com minha mulher, meus filhos e meus netos. É um povo forte, que resiste, um povo vencedor. Agora, além de bicampeão, sou também um embaixador da nossa etnia”, completou.

Coração pataxó

O prefeito Abade observou que a marca do seu governo tem como símbolo um índio pataxó, “para mostrar ao mundo que nós nos orgulhamos do povo pataxó”. Abade destacou ainda que em sua gestão foi criado o primeiro curso superior para formação indígena e lembrou que em todas as viagens de promoção de Porto Seguro como destino turístico, a Prefeitura faz questão de levar representantes das aldeias indígenas, para mostrar ao Brasil a sua arte e a sua cultura. “Dentro do meu peito bate um coração pataxó, porque há muito tempo eu aprendi a amar esse povo”, disse o prefeito.

Os jogos indígenas seguem até o dia 28 de abril, com modalidades como corrida de toro, arco e flecha, luta corporal, arremesso de tacape, corrida rústica, zarabatana, canoagem, natação, cabo de guerra, futebol e corrida e maracá. Na quarta-feira (27/04), a partir das 9 horas, haverá palestras interativas para estudantes e educadores, ministrada por professores e lideranças indígenas. Na quinta-feira (28/04), além das disputas na Arena da Boca da Barra, a partir das 20 horas, na Passarela do Descobrimento, será realizado o desfile “Cultura Viva Pataxó”.

A festa de abertura dos VI Jogos Indígenas terminou com a execução do Hino Nacional e com a interpretação da música “13 mil anos de história”, pela índia Naiara. A solenidade contou ainda com a presença dos secretários de Administração, Lauro Setúbal; Governo e Comunicação, Sandra Rizo; Educação, Dilza Reis; Saúde, Kátia Nunes; Litoral Sul, Alencar; Esportes, Oberdan Costa, e da superintendente de Assuntos Indígenas, Soraia Perelo.



Hilda Rodrigues (73)8857-5351
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro
Fotos: Rodrigo Hadja




0 comentários :

Postar um comentário

 
Top