Casario histórico começa a ser recuperado
Resultado de parceria entre a Prefeitura de Porto e a Coral Tintas, o projeto “Tudo de Cor para Você” já começou a virar realidade no município. Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, foram realizadas reuniões com os proprietários de imóveis da rua Marechal Deodoro, Passarela do Álcool e Cidade Histórica, que serão contemplados pelo projeto. Durante esses encontros, o técnico da Coral , Michael Stachera, apresentou a proposta para os moradores, que assinaram ainda um termo de adesão para a realização das obras, iniciadas no dia 18, começando pela Marechal Deodoro.
Cerca de 150 imóveis, com possibilidade de ampliação para outros trechos, serão contemplados pelo projeto, que será encerrado oficialmente no dia 09 de fevereiro, com um grande show e a entrega de certificados na Passarela do Descobrimento. A Coral fornecerá o treinamento para os voluntários e toda a tinta a ser utilizada, enquanto a Prefeitura entrará com a mão-de-obra e o material necessário para a recuperação da superfície das fachadas, antes de receber a pintura. Cerca de 300 funcionários da Coral, que estarão participando de uma convenção de vendas no município, ainda este mês, também irão engrossar o mutirão de pintura dos imóveis.
A escolha das cores
Além da Prefeitura, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é outro órgão envolvido no projeto, especialmente pela condição de Porto Seguro como município tombado pelo Patrimônio. Por isso mesmo, para realizar a pintura, a Coral irá disponibilizar uma paleta de cores discutida em conjunto com o IPHAN e a Arcode (Associação dos Arquitetos da Costa do Descobrimento).
Durante as reuniões com as comunidades envolvidas, o presidente da Arcode, Marlos Brasileiro, argumentou que no passado as casas de Porto Seguro eram pintadas com materiais como terra e sementes, predominando os tons mais apastelados. “Por isso, foi criada uma cartela com cerca de 50 cores, baseadas em tons terrados, verdes da mata e azuis do mar. E cada morador poderá escolher entre essas cores, que serão impressas e apresentadas através de um guia”, explica o arquiteto.
Para a Coral, é importante que cada morador se envolva com o projeto. “Além de treinar essa comunidade, nosso objetivo é identificar pessoas com perfil para se profissionalizar como pintores de parede”, afirma Michael. Segundo ele, a Prefeitura de Porto Seguro tem sido um parceiro importante, “que abriu as portas, disponibilizando mão-de-obra e todo o apoio necessário”.
O secretário de Turismo, Guto Jones, observou que quando teve acesso ao projeto, em São Paulo, percebeu que era a cara de Porto Seguro. “A partir daí nos empenhamos para trazer esse projeto para nossa cidade, o prefeito abraçou a idéia, encontramos o apoio da Coral e agora os primeiros imóveis já começam a ser preparados para receber a pintura. Além de envolver a comunidade numa proposta inovadora, no final, esse projeto irá dar mais vida e transformar nossos principais pontos de atração turística”, comemora o secretário.
Hilda Rodrigues (MTB 4262)
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro
Fone: (73) 8857-5351
0 comentários :
Postar um comentário