Hoje, 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o Mais Você foi ouvir o ex-jogador Romário, que tem conhecimento de causa sobre o assunto. Pai de Ivy, de 6 anos, portadora da síndrome, o craque aproveitou para declarar seu amor à filha e destacar como ela mudou sua vida. “As crianças com síndrome de down são apaixonantes”, frisou Romário, que promove nesta segunda um ato comemorativo à data no Congresso Nacional, em Brasília.

Quem tem síndrome de Down sofre de uma alteração no cromossomo 21. Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta trës. Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da pessoa. Por isso, a data 21/03 é tão simbólica.

A vida de Romário mudou com o nascimento de Ivy. “Passei a ser um pai melhor, uma pessoa melhor, ser mais compreensivo, entender com mais calma algumas coisas com que não tinha paciência”, contou. “Papai do céu quando colocou a Ivy na minha vida, deu outro sentido a ela”. A pequena é também ajuda na divulgação da causa da síndrome de Down. Romário agora é deputado federal e teve em Ivy uma forte motivação para entrar na política. O carro-chefe da campanha foi trabalhar por esta causa.

“Os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais. Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”, disse. Hoje, na Câmara dos Deputados, em Brasília, Romário promove um ato comemorativo à data.

A data é celebrada desde 2006. No Brasil ainda não foram divulgados os dados recentes do IBGE mas sabe-se que nascem por ano cerca de 8 mil bebês com a síndrome. Os brasileiros portadores da síndrome devem passar da casa dos 20 milhões. Existem avanços, mas ainda falta muito para que estas pessoas tenham uma vida com mais facilidades. Faltam escolas, adaptações em locais públicos e profissionais mais preparados pra ajudar a cuidar destas crianças mais que especiais. (Site Mais Você)

Em Porto Seguro..

Estamos cientes deste grande desafio por tratar-se de uma causa nobre em cuidar das crianças especiais, faremos com todo coração. Tornar realidade este projeto totalmente social em construir a APAE ( Associação de pais e amigos dos excepcionais) vai ser um orgulho para nós Portosegurenses. Naõ poderíamos apenas alugar uma casinha, pois não resolveríamos o problema. Agradeço ao grande Arquiteto Marcos Santana por nos dar este presente, projetando este magnífico projeto das instalações da APAE. Aos empresários que estão juntos conosco nesta realização, ficarão na história de Porto Seguro como responsáveis por esta ação social. A Prefeitura de Porto Seguro estar doando esta área de 5 mil M² para edificarmos a APAE. Pelas crianças especiais, aqui ficam nossos agradecimentos a todos que se comprometeram realizar este sonho.
Um forte abraço.
Gilberto Abade


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top