MULHERES EM DESTAQUE - É com imenso carinho que faço essa homenagem a Ivana Cancela. Um exemplo de mulher vitoriosa, humilde e um dos corações mais generosos que eu já conheci em toda a minha vida. Referência na área educacional da região, Ivana consegue aliar doçura com autoridade, amor e profissionalismo, carinho e competência. A você minha querida... muita vida! Muita alegria! E o meu olhar sempre repleto de carinho!
VC - Nome completo, atividade, idade.
IC - Ivanete Marques Torres Cancela sou chamada pelo apelido de Ivana Cancela estou completando 51 anos. Atualmente exerço a função de Gestora do IPEC (Instituto Portosegurense de Educação e Cultura) uma instituição que trabalha com formação capacitação e projetos sociais,e sou estou como coordenadora da UNIFACS – Universidade Salvador do polo de Porto Seguro no segmento EAD.
VC - Estado civil, quantos filhos e netos se houver
IC - Sou casada com Carlos Alberto Cancela- Garcia,temos dois filhos a Mariana médica cardiologista,e Francisco doutorando em Historia e professor da UNEB,que nos deu os netos Eduardo e Dandara.
VC - Qual a sua visão da mulher no sec XXI? Houve evolução em relação ao século passado?
IC - Foram varias as conquistas herdadas pelas mulheres do século XXI . Mesmo vivendo em um mundo machista, a mulher e uma vitoriosa, cuida e educa os filhos , trabalha na organização da casa, trabalha fora é competitiva, empreendedora, participa de qualquer setor relacionado a emprego e cumpre com competência todas as funções que a elas são destinadas. No entanto com toda a evolução e conquistas, é bom lembrar que ela continua frágil na sensibilidade, gosta de receber flores, de cavalheirismo e de elogios.
E assim continuamos nossas conquistas trilhando novos e velhos caminhos sem esmorecer como a guerreira que somos...
Simplesmente mulher
VC - Qual a sua visão da mulher brasileira se comparada com as mulheres de outros países, em relação às oportunidades na educação?
IC - Em relação à educação, todas as mulheres tiveram oportunidades de estudar, fazer carreira, inclusive no Oriente onde alguns países por motivo religioso impede as mulheres de sair de casa, trabalhar fora e estudar.
VC - Qual a sua visão da mulher nordestina em comparação com as mulheres de outras regiões, no mesmo aspecto da questão acima?
IC - As condições de pobreza nas quais vivem as mulheres ainda são precárias, pois estas ainda sofrem muito com aspectos como emprego, renda, violência e saúde acrescido do não acesso a uma educação de qualidade.
VC - Deixe uma mensagem para as mulheres de todo o Brasil.
IC - Mulheres, lutem pelos seus direitos, mas não deixem jamais de amar. Amar a si próprio, reservar um tempo para se cuidar da alma e do corpo.
Pois quando temos esse cuidado estamos prontas para amar o outro, o homem a mulher, a criança, os animais, as plantas o planeta... Tornamos-nos eco mulher.
0 comentários :
Postar um comentário