Município é candidato a Centro de Treinamento e poderá receber uma ou mais seleções, durante os jogos da Copa do Mundo 2014
Na próxima sexta-feira, 27 de maio, às 9 horas da manhã, será realizada na Câmara Municipal de Porto Seguro a Audiência Pública para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. O evento, realizado pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Porto Seguro Convention Bureau, tem como objetivo levar informações e ouvir os questionamentos da população sobre a Copa do Mundo e a candidatura de Porto Seguro como Centro de Treinamento para Seleções (CTS). A audiência contará com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade; do secretário da Secopa, Ney Campello; além de vereadores, secretários municipais, lideranças ligadas ao esporte e a população em geral.
O processo da candidatura de Porto Seguro como Centro de Treinamento para Seleções (CTS) vem sendo conduzido pela Prefeitura, em parceria com o Convention Bureau, desde julho de 2010, junto à Fifa e Secopa, secretaria que coordena na Bahia os assuntos ligados à Copa do Mundo. A candidatura do município foi aceita pelos órgãos responsáveis e caso a cidade seja eleita como um Centro de Treinamento, irá receber uma ou mais seleções, que farão em Porto Seguro os treinos, nos intervalos entre os jogos da Copa do Mundo.
Compromisso da Prefeitura
Segundo Patrícia Martins, superintendente do Convention Bureau, para validar a candidatura de Porto Seguro, os organizadores consideraram uma série de aspectos, que vão desde a infra-estrutura hoteleira, aeroporto e sua distância das capitais onde acontecerão os jogos, até o levantamento pluviométrico dos últimos cinco anos. Também entraram na agenda dos técnicos, análises do solo e do gramado do estádio, além de testes com o sistema de drenagem, irrigação e iluminação. Também são levadas em consideração as possibilidades de isolamento do estádio e a disponibilidade de salas para conferências, fisioterapia, hidromassagem e musculação.
Oito municípios na Bahia estão na disputa como Centro de Treinamento e para atender aos pré-requisitos exigidos pela Fifa, a Prefeitura de Porto Seguro assinou um Plano de Obras, com prazo de conclusão, que prevê uma série de adaptações no Estádio Municipal. Técnicos da Fifa, Secopa e Arena – empresa internacional credenciada - já iniciaram as inspeções nos municípios candidatos a receber um CTS em todo o país. Até o final de junho Porto Seguro já deverá ter sido vistoriado.
Aposta no sucesso
O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, que vem se empenhando na defesa da candidatura de Porto Seguro como Centro de Treinamento, está bastante otimista diante das chances do município vencer essa batalha. “Muitas cidades do Brasil estão na disputa. Temos uma das maiores redes hoteleiras do país, aeroporto internacional, inúmeras belezas naturais, grande apelo histórico-cultural, complexo esportivo e um povo muito acolhedor. Tudo isso nos deixa bastante otimistas em relação a nossas chances de conseguir esse grande projeto para Porto Seguro”, aposta.
Segundo o prefeito, a Prefeitura irá trabalhar com muito afinco para vencer essa disputa, buscando todos os meios para fazer as adaptações necessárias e atender as exigências da organização. “Temos condições de obter resultados muito positivos antes, durante e depois da Copa do Mundo, deixando um belo legado para Porto Seguro”, argumenta Abade.
Hilda Rodrigues
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro
0 comentários :
Postar um comentário