Das 417 cidades da Bahia, Porto Seguro está entre as 135 pré-selecionadas para receber o aporte de patrocínio da Petrobrás na festa de São João. Destas, apenas 32 serão contempladas em 2011, por isso, parâmetros sobre a identidade da festa foram claramente especificados.
Quem já não está com saudade do arrasta-pé, das quadrilhas, do sabor do pé-de-moleque e canjicão, além da graça do pau de sebo e casamento Jeca? Tudo isso vai fazer parte do São João do Nordeste, que pretende resgatar valores tradicionais dessa festa rural.
O gerente regional de Comunicação da Petrobrás, Darcles Andrade, considera que o São João da Bahia é o maior festejo do país, pois cada uma de suas cidades se mobiliza. “No caso de Porto Seguro, é a porta de entrada do turista na Bahia, daí sua importância por conta de alavancar o turismo no estado mesmo em baixa temporada, ao mesmo tempo em que prisma pela valorização e perpetuação das manifestações culturais”, aponta.
Resgate de tradições
Porto Seguro esteve representada pela secretária de Governo e Comunicação, Sandra Rizo, e o de Administração, Lauro Setúbal, e pelo chefe de gabinete, Ubiratan Oliveira, em uma reunião realizada no dia 17, no Hotel Portal, em Eunápolis, para tratar dos conceitos da organização do São João do Nordeste. Essa é a campanha da Petrobrás junto à empresa Eco Evento, que terá continuidade esse ano, trabalhando o patrocínio junto às cidades com projetos embasados nos pilares de valorização da cultura popular, fazendo menção das memórias, reminiscências e possibilidades.
A idéia enfatizada pelo palestrante, professor universitário da UFBA, Albano Souza Oliveira, é que a festa seja capaz de resgatar lembranças, significados e valores do passado, ao mesmo tempo em que fortaleça laços e fomente e economia sem que perca sua identidade.
Outro ponto frisado é o incentivo ao comportamento das antigas festas, a fim de que suas músicas, danças, brincadeiras e comidas típicas não se vá com as novas propostas de festas mais comerciais. “Trata-se de tradições e riquezas culturais que devem ser preservadas, senão a festa junina será apenas mais uma festa como outras”, afirma, acrescentando que o esforço em conjunto pode preservar as características desta que é a festa popular mais aconchegante e familiar vivida no Brasil.
Porto Seguro será fiel à proposta no sentido de seu caráter cultural, aspectos rurais da festa e expressões vivas de costumes. Esses pontos serão fortes marcas do São João no município, nas noites consideradas as mais românticas de junho.
O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, considera que essa é a oportunidade de interação das familiar, reencontros de cidadãos ausentes, animação de crianças e jovens, que encherá de alegria a histórica Rua Marechal Deodoro, que nesse ano terá o circuito ampliado para acolher maior número de festeiros que no ano anterior.
Verônica Menezes – Jornalista
Fotos: Rodrigo Hadja
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro
0 comentários :
Postar um comentário