No circuito, uma rádio e personagens típicos nordestinos dão um colorido especial e chamam a comunidade para a brincadeira. Gente bonita e disposta a dançar a noite toda. É esse o público que vai ao Forró Porto, na terra onde nasceu o Brasil. Na terceira noite de festa, nada de frio. Muitos casais, famílias e grupos de amigos aproveitaram para curtir o forró pé-de-serra que embalou o arrasta-pé até do início da noite às primeiras horas desta quinta-feira, ao som de bandas regionais. No Corredor Pacatá, onde a festa se inicia todos os dias, a decoração remete a personagens nordestinos, como Lampeão e Maria Bonita, o sanfoneiro e a moça namoradeira. Uma casa temática chama atenção de quem passa. É a Rádio Pacatá Caipira, “aquela que nunca erra na mira”. Resultado de um projeto de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, apresentado da Semana de Iniciação Científica, com o tema: "Rede de Conhecimentos: Cultura e Identidade". De acordo com a coordenadora do Núcleo e Pesquisa e Extensão, a professora Ana Joaquina Amaral, a proposta foi abordar assuntos ligados ao São João, de forma criativa, envolvendo, dentre outros, literatura de cordel, decoração e linguagem típicas. A rádio foi escolhida em concurso, como o projeto de maior destaque.

A presença do Grupo da Melhor Idade mostrou belos figurinos caipiras. A Banda Maria Mais Eu, de jovens músicos portossegurenses, foi a grande pedida no palco do Corredor. Tocou forró e até chorinho, ao interpretar a música “Brasileirinho”. A comerciante Teresa Mueller veio de Belmonte para a festa durante toda a semana: “Sou suspeita pra falar da animação aqui, pois gosto de tudo em Porto Seguro. A festa está ótima e o resgate das tradições juninas é muito importante para a cultura regional”, considerou.

Em clima bem descontraído, um casal que dançava bem juntinho não hesitou em expressar sua alegria: “O ambiente está colorido, bonito e bem adequado à época. Além disso, muito tranqüilo. É um momento para toda a família se divertir”, disse Marcileide Santos.

Em frente ao palco principal, próximo à Casa da Lenha, antes da primeira banda, a Quadrilha de Pindorama mostrou grande sintonia entre os integrantes. No palco, a atração foi a Banda Forró Chibata, formada há 4 anos. “A expectativa é grande para tocar o autêntico forró pra essa gente bonita”, disse o vocalista Ubirajara, antes de começar o show. É outra banda portossegurense e vai participar pela terceira vez do Festival Nacional de Forró Pé-de-serra de Itaúnas, no Espírito Santo, com a música “Amorando na Estrada”. Para fechar a noite, o público recebeu a Banda Chá de Canela, de Eunápolis, que, com este nome sugestivo, reabasteceu de energia quem ficou até o fim da festa.



Alexandra Soares
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Porto Seguro


0 comentários :

Postar um comentário

 
Top