“Expoagro abre espaço para palestras e oficinas tratarem de programas estaduais de incentivo à ovinocaprinocultura e melhoramento genético”.
Um Simpósio Técnico foi realizado no dia 19, junto a estudantes, veterinários e criadores de ovinos e caprinos. O objetivo é estimular o desenvolvimento dessa cadeia produtiva na região.
A Oficina Pró-Berro; ministrada pelo representante da Seagri e Adab, Agusto Mesquita, ganhou bastante repercussão. Trata-se de um programa do governo do Estado, que visa o melhoramento genético de caprinos e ovinos da Bahia, o que vem melhorar esse rebanho que é o maior do Brasil, estimado, atualmente, em 14 milhões de animais, enquanto o de ovinos, com oito milhões, está em segundo lugar.
“A ideia é democratização de reprodutores puros de origem, de comprovada genética, a fim de aumentar a produção e produtividade, além de padronização das carcaças”, explica o palestrante, informando que a compra de reprodutores basea-se no preço da arroba do caprino e ovino.
O sistema funciona de forma que o produtor tem acesso facilitado à compra desses animais de comprovada genética e assessoria técnica de profissionais especialistas no segmento. Por sua vez, esse produtor se compromete com a venda de animais para pequenos e médios agricultores e para os da Agricultura Familiar, visando o incremento produtivo e a melhoria de vida no campo.
Palestras
Entre os temas estão “Caprinocultura Leiteira no Sul da Bahia, Potencialidades e Desafios, a proferida por Paulo Gertner. Outro assunto a ser abordado são as questões de manejo reprodutivo, ministrado pelo doutor, Rodrigo Bittencourt.
A integração Lavoura Pecuária e Floresta com Ovinos é outra importante palestra, que tem como palestrante o representante da Veracel, Muiz Migray. Frigoríficos para ovinos e caprinos, assim como sanitário de ovinos e caprinos também são assuntos abordados por especialistas da ADAB.
Verônica Menezes - jornalista (MTB 0777)
Fotos: João Cordeiro
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Porto Seguro
Realização:
Porto Seguro Convention Bureau
Sindhesul
Sindicato Rural Porto Seguro
Fonte para entrevistas: Paulo César Magalhães (73) 9199 3489
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.