ESCULTURA - Seu Matias Santana, pseudônimo Aritana Santana, 55, é um conhecido talento soteropolitano na terra mater. Gerente administrativo do Centro de Convenções, Aritana Santana, reside em Porto Seguro desde a fundação da instituição.
O artista plástico tem paixão por esculturas desde os 8 anos de idade, quando descobriu o talento fazendo obras com fibras de bananeiras. Ao longo da vida, especializou-se em esculturas de madeira, entalhando animais, oratórios, flores e pessoas.
Autodidata e apaixonado por belas artes, já confeccionou cerca de 1.800 obras, entre cenários, material para decoração e esculturas. Muitas delas estão no exterior e em diversos estados brasileiros.
Aritana tem uma grande preocupação com a sustentabilidade. Por conta disso, usa apenas restos de madeiras encontradas na mata, como cedro, umburana e jaqueira, bem como tecido, palha e isopor. Com equipamentos simples: cachivil, goiva, formão, grosa, martelo de borracha.
Motivado pela família composta por cinco filhos adotivos e sua esposa, coleciona fotos de todas as obras já criadas e no portifólio, histórico das exposições realizadas no estado da Bahia. A última, em Eunápolis.
“Não tenho uma linha única de trabalho, sigo a inspiração do momento”, explica, citando de que foi Deus que lhe deu esse dom, que o faz viajar na imaginação e ficar por horas a fio som pensando na arte e entalhando. “Já cheguei a me dedicar por dois anos a única peça”, descreve.
Para conhecer esse primoroso trabalho de artes e encomendas, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo fone: (73) 9967 – 5209.
Verônica Menezes (MTB 07787)
Assessoria de imprensa
Prefeitura Municipal de Porto Seguro
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.