Nesta quinta-feira (25) começa a conferência territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Costa do Descobrimento, em Eunápolis. O evento vai até sexta-feira (26), na sede do Colégio Modelo, a partir das 8 horas e definirá as políticas públicas prioritárias das quais necessitam os moradores da zona rural dos municípios que compõem o território.
Estarão presentes representações do meio rural dos municípios de Porto Seguro, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz de Cabrália, além de representações de Eunápolis. Devem participar da conferência gestores públicos, lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais e de movimentos sociais, além dos membros da sociedade civil da Costa do Descobrimento, ligados à zona rural. Qualquer dúvida, os interessados devem procurar o representante territorial ou do sindicato dos trabalhadores rurais de seu município.
Temas -Os debates abrangem temas ligados ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos municípios, ao fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia, à reforma agrária, à democratização do acesso a terra e aos recursos naturais. Além desses, há temáticas transversais, a exemplo da autônima das mulheres e jovens rurais e da promoção do etnodesenvolvimento.
Trata-se de um momento em que a população do campo poderá definir as demandas por políticas públicas necessárias nas zonas rurais desses municípios. A consolidação do que for decidido na conferência da Costa do Descobrimento se somará às diretrizes da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS) que acontece em agosto, em Salvador, nos dias 16 e 17 de agosto.
O documento resultante da estadual deve ser inserido ao Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário a ser aprovado na 2ª Conferência Nacional, que acontecerá em setembro.
Maiores informações podem ser encontradas no contato com a Comissão Organizadora Estadual (COE): [email protected] / (71) 3115-2864.
Cintia Melo
Ascom Incra e Conferências Territoriais
Jornalista Responsável
DRT 1816/BA
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.