Exposição sobre orixás marca Dia da África
Está sendo realizada até o dia 03 de junho, na Secretaria de Educação de Porto Seguro, uma exposição em comemoração ao Dia da África, celebrado dia 25 de maio. Sob o tema “Magia do Candomblé”, a exposição, assinada pelo pintor, ator, diretor de teatro e professor de literatura, Carleone Filho, apresenta a riqueza de imagens e cores dos orixás através de 10 quadros e 10 esculturas. Para apreciar as obras, estão sendo convidados os professores e demais servidores da Educação.
“Essa exposição tem o objetivo de marcar o Dia da África, para lembrar a contribuição que os povos de matriz africana trouxeram para a formação cultural do país, mostrando a religiosidade como um instrumento de afirmação da luta e da identidade do povo negro”, explica Carleone. Para o artista, que recebeu o prêmio de Menção Honrosa no Salão de Artes Visuais da Bahia em 2013, essa é mais uma oportunidade de desmistificar a imagem negativa que muitas pessoas têm dos orixás.
“Os orixás são todos ligados à natureza, com muitas características que se aproximam dos humanos”, argumenta ele, que também nasceu no Dia da África. Carleone destaca ainda a importância da cultura negra e do candomblé, “que ao longo do tempo conseguiu superar as adversidades e se impor como religião para inúmeros baianos”.
Secretaria de Educação
Ascom – Prefeitura de Porto seguro
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.