Páscoa, momento de combinar chocolate com cerveja
Beer sommelier ensina como harmonizar cervejas especiais com chocolate, em uma combinação perfeita de doce e amargo
Esqueça o vinho. Versátil, produzida com ingredientes naturais e presente em mais de 120 estilos pelo mundo afora, a cerveja é a bebida ideal para harmonizar com o tradicional chocolate de Páscoa.
Duvida? Então experimente testar. Quem dá a dica é o beer sommelier e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Tulio Rodrigues. Segundo ele, a cerveja harmoniza --“e muito!-- com o chocolate, em uma combinação de doce e amargo perfeita para o paladar.
“O chocolate e a cerveja apresentam um delicado equilíbrio de sabores doces e amargos. Nesse caso, a perfeição reside no ponto de equilíbrio entre os gostos. Em suma, o segredo para harmonizar a cerveja com o chocolate é considerar os aromas e sabores provenientes dos maltes”, explica o beer sommelier.
O ponto interessante dessa harmonização, ainda de acordo com Tulio, é que a cerveja e o chocolate têm muito em comum.
“Ambos são alimentos fermentados e também foram descobertos acidentalmente. Além de possuírem uma grande variedade de tipos, aplicações e derivados. Basta pensar em todas as coisas diferentes que vêm de chocolate, como coberturas, especiarias, doces bolos e etc. Da mesma forma, a cerveja que vai muito bem com quase todos os alimentos desde receitas com carne, saladas e até doces”, resume.
Veja algumas opções de harmonização:
1. Chocolate meio amargo e cervejas Stouts doces: Esse tipo de chocolate tem um grau de amargor mais elevado que o comum, por isso, combina perfeitamente com as cervejas do estilo Stout. As notas torradas dos maltes das Stouts doces vão contrastar com amargor do chocolate, proporcionando uma sensação surpreendente para o paladar.
2. Chocolate ao leite e cervejas Dubbel: No caso do chocolate ao leite, por ser mais doce, com notas carameladas, a combinação perfeita é com as cervejas do estilo Dubbel. A Dubbel é uma cerveja belga com sabor pronunciado de caramelo e notas de frutas secas que vão ao encontro com o caramelo do chocolate ao leite.
3. Chocolate branco e cervejas Tripel: Já o chocolate branco clássico é doce e amanteigado, por isso, a harmonização deve ser feita com cerveja do estilo Tripel, --originário de abadias cervejeiras belgas, que possui uma cor dourada, corpo médio, aroma de lúpulo sutil e aromas cítricos e frutados. A alta carbonatação dessa cerveja ajuda a quebrar a gordura do chocolate e eleva os sabores do conjunto.
4. Trufas de chocolate e cervejas Strong Dark Ale: A harmonização pode variar muito dependendo do recheio da trufa. Como sugestão para harmonizar com boa parte das trufas tem-se a cerveja do estilo Strong Dark Ale, que é uma cerveja de potencial alcoólico mais elevada e com aromas de frutas secas.
Fonte:
Beer sommelier, empresário e professor de Empreendedorismo nos Negócios da Cerveja, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tulio Rodrigues ganhou notoriedade no setor ao fundar, em 2010, a pioneira “Beer Academy”, que oferece cursos de Beer Sommelier e Empreendedorismo nos Negócios da Cerveja em sete Estados brasileiros. Neste caso, a entrevista deve ser feita por telefone. No caso de matérias para TV´s, entre em contato conosco para indicarmos uma fonte local.
LK COMUNICAÇÃO
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.