Territórios Culturais é tema do último encontro do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. O encontro será realizado no dia 15 de junho (segunda-feira), às 19h, no Espaço Xisto Bahia.
O encontro Territórios Culturais vai abordar o contexto dos territórios e fazer uma avaliação sobre a política e discutir aprimoramentos para a gestão. Os territórios de identidade baianos inauguraram uma nova forma de planejamento no estado e os marcos legais da política pública de cultura consolidaram uma política de territorialização que busca atender a diversidade cultural da Bahia. A mesa será mediada pela assessora da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da SecultBA, Juscelina Nascimento e discutido pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Luiz Paulo Almeida Neiva; pelo fundador da Rede CAMMPI – Comissão de Articulação, Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe, Raimundo Nascimento; e pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial da SecultBA, Sandro Magalhães.
O Territórios Culturais em Diálogo se destaca como um espaço que visa a discussão de temas em benefício da comunidade, respeitando a diversidade cultural do Estado. O diferencial do encontro é a reunião de gestores, representantes da área acadêmica e da sociedade civil para fomentar a produção, criação, circulação e valorização das diversas culturas através do debate e discussões de ideias.
Sobre os convidados:
Luiz Paulo Almeida Neiva - Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1977), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (2000), e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia e Coordenador das atividades Administrativas e Acadêmicas, relacionadas ao Parque Estadual de Canudos e ao Memorial Antônio Conselheiro, no Município de Canudos, no âmbito da Assessoria Técnica. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional. Tem atuado em diversos municípios baianos coordenando a elaboração de planos de desenvolvimento sustentável, a exemplo de Canudos e Santa Brígida.
Raimundo Nascimento - Morador de Itapagipe, fundador da Rede CAMMPI, formado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia, linha de Pesquisa III, Educação Gestão e Desenvolvimento, Monografia intitulada “A Dimensão Educativa da Rede CAMMPI, Coordenador de Políticas para comunidades Quilombolas da Bahia e Ex Secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia.
Sandro Magalhães - Professor e gestor cultural. Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2010), especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens (2012) pela Unijorge e pós graduação em Gestão Cultural pelo SESC/MINC. Atualmente é mestrando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Conselheiro Estadual de Cultura e Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SECULT/BA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas de Cultura.
Encontro Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais
Cidadania e Diversidade Cultural em Debate
Quando: 15 de junho de 2015, segunda-feira, a partir de 19h.
Local: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador - BA)
Quanto: Gratuito
Mais informações: [email protected]
Realização: Sudecult/ SecultBA
11/06/2015
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.