Aquário Recifal do Coral Vivo é gratuito para moradores do Sul da Bahia
“Nosso Aquário Recifal obedece as características da natureza para oferecer aos organismos um ambiente saudável”, destaca a coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, a bióloga Débora Pires. Os monitores transmitem curiosidades sobre os corais e os recifes de coral. É possível reconhecer corais, anêmonas, peixes, e outros seres marinhos, com a ajuda de placas informativas, que têm imagens, nomes comuns e científicos das espécies.
Os aquários públicos de todo mundo contribuem para levar experiências de encantamento e informações sobre a importância da conservação e uso sustentável. O aquário do Coral Vivo foi inaugurado em 2016. “Atualmente, o sistema biológico já possui uma comunidade base, na qual os organismos vão construindo o ecossistema, como numa engrenagem. Para se ter uma ideia, as bactérias e as algas já contribuem na manutenção da qualidade da água”, explica o responsável técnico pelo aquário, o biólogo Nicolas Lages.
A equipe do Projeto realiza monitoramentos de diferentes parâmetros da água do mar, que são avaliados por Lages continuamente. No espaço do aquário, há uma animação "Evolução da Vida em um Aquário Recifal", que abre a visita monitorada e explica como começa a vida nos recifes de coral e como ocorre cada fase subsequente desse processo.
Agendamento gratuito
Os moradores e os grupos escolares e universitários do Sul da Bahia são recebidos pela equipe nos dias que o parque aquático está fechado. Essas datas estão disponíveis na seção Calendário do site:
http://www.arraialecoparque.com.br. As visitas gratuitas somente são realizadas após o agendamento pelo telefone (73) 3575-2353, com confirmação de data e horário. O Arraial d’Ajuda Eco Parque fica na Estrada da Balsa, Km 4,5, Arraial d'Ajuda, Porto Seguro (BA).
Sobre o Projeto Coral Vivo
O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, turismo, políticas públicas e sensibilização para a conservação e uso sustentável dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por doze universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Além disso, o Projeto integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.