Para festejar seus 15 anos, o Projeto Coral Vivo acaba de visitar, neste final de semana, o Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro (BA). Levou como convidados 40 estudantes e professores de escolas estaduais para uma visita didática. Somente seis deles já conheciam o parque marinho, que recebe inúmeros turistas do Brasil e do exterior. Trata-se de uma das regiões de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Coral Vivo celebra 15 anos no Recife de Fora


Coral Vivo celebra 15 anos no Recife de Fora com estudantes de escolas públicas


‘Educação e Turismo na Conservação’ é tema da comemoração em alto mar

“Escolhemos o Recife de Fora para comemorar essa data porque, além de ser o local de origem do Coral Vivo, ele é o nosso recife modelo. Nossas pesquisas científicas no parque natural envolvem atualmente doze universidades e institutos de pesquisa com o patrocínio da Petrobras, e desenvolvemos na Costa do Descobrimento também ações inter-relacionadas nas áreas de educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização”, explica a coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, a oceanógrafa Flávia Guebert.



Com o tema da comemoração “Educação e Turismo na Conservação”, participaram integrantes das escolas estaduais da Rede de Educação Coral Vivo: o Colégio Indígena Coroa Vermelha e o Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa, de Santa Cruz Cabrália, e o Colégio Estadual Doutor Antônio Ricaldi, de Porto Seguro. Também estavam entre os convidados os alunos do curso técnico de Turismo do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, de Arraial d’Ajuda.



O estudante de Turismo José Quitério, de 22 anos, foi um dos que visitou pela primeira vez: “Foi uma experiência extraordinária. Quando mergulhei, me senti em outro mundo. Agora, quero estudar mais como são os seres do mar e como preservá-los”. Para o estudante Nelson de Jesus dos Santos, de 17 anos, a experiência ficou ainda melhor porque estava compartilhando com outros estudantes, que juntos realizam trabalho político-pedagógico de monitoramento de lixo marinho pela Rede de Educação Coral Vivo. “Isso complementou o trabalho que realizamos para a conservação marinha, abriu nossos olhos. Fiquei muito empolgado em conhecer os corais de perto e a importância de não tocar neles, de não levar para casa, não destruir. Vi peixes que eu nunca tinha visto, como o peixe-papagaio. Foi uma experiência bem empolgante junto com meus amigos, porque pudemos ficar mostrando um para o outro. Foi incrível”, conta Nelson.



A ação contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro e da Associação de Escuneiros. Nessa visita didática, o grupo foi recebido pelos voluntários do Parque Natural Municipal do Recife de Fora. A coordenadora regional de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, Thais Melo, explica que a decisão desse tipo de comemoração, proporcionando a experiência de morador conhecer o Recife de Fora, foi inspirada em ação que ocorria anos atrás na região. “O falecido Zé Maria, tinha uma agência de passeios e anualmente levava os moradores, que doavam 1kg de alimento destinado a instituições de caridade. A equipe do Coral Vivo participou e percebemos como muitos moradores não têm essa oportunidade”, conta Thais. “Lá fomos super bem recebidos pelos tripulantes da escuna e pelos guias voluntários do Recife de Fora. É muito bom sentir o reconhecimento que o Coral Vivo tem pelas pessoas que trabalham no parque. É unânime na fala deles a contribuição que o Projeto teve e tem na conservação deste ambiente”, comemora.



Sobre o Projeto Coral Vivo


O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por doze universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Esse documento de pactuação está sendo realizado com a coordenação geral do Cepsul/ICMBio. Além disso, o Projeto integra a Rede Biomar da Petrobras, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque. www.coralvivo.org.br.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Top