Editado em 13 de março de 2020
Comunicado: cancelamento do festival Música em Trancoso 2020
O Mozarteum Brasileiro informa que decidiu cancelar a realização de todas as atividades da 9ª edição do Festival Música em Trancoso, em função da pandemia do Covid 19, o Coronavirus, confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A medida visa garantir a segurança e o cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. A decisão foi tomada após consulta ao Ministério Público e aos órgãos de saúde pública do Estado da Bahia.
Acreditamos estar, dessa forma, contribuindo com as autoridades de saúde para reduzir a disseminação do coronavírus no País.
A direção do Mozarteum Brasileiro
A programação proporciona uma viagem musical a diferentes gêneros, do clássico a composições de todas as épocas e um mix de Bossa Nova, Tango e Jazz
Os ingressos têm preço fixo de R$200,00 (inteira) e os convites para a comunidade local, no valor de R$20,00, começam a ser vendidos em fevereiro.
O Música em Trancoso chega à sua 9ª edição com uma programação ainda mais aprimorada, proporcionando espetáculos musicais de diferentes gêneros e o padrão de excelência de sempre, protagonizados por renomados solistas, orquestras e conjuntos instrumentais, do Brasil e do exterior. Iniciativa do Mozarteum Brasileiro, o festival tem entre seus objetivos valorizar os jovens talentos, como os integrantes da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e, neste ano, da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos – além de promover ações socioeducativas e estimular a atividade econômica da região.
Cerca de 250 artistas nacionais e internacionais de primeira linha se revezarão nas oito noites de espetáculos no Teatro L’Occitane, de 14 a 21 de março, sempre a partir das 18h30. Ao longo da semana, também haverá programação gratuita, com concertos na Praça do Bosque de Trancoso, masterclasses e aulas de iniciação musical em escolas públicas da região.
Sucesso consolidado, que já consta do calendário turístico cultural, os ingressos costumam se esgotar em pouco tempo. A cada edição do Música em Trancoso procuramos inovar as atrações e os gêneros musicais, oferecendo o melhor da música erudita e atual ao nosso público”, afirma Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro e diretora artística do festival. “Também é importante destacar o propósito socioeducativo como principal foco do festival, que é proporcionar a intensa convivência entre jovens artistas com importantes solistas, além de despertar o interesse pela música e o aprimoramento profissional nos jovens da comunidade”, acrescenta Sabine.
Música em Trancoso 2020 - Oito noites de encantamento
14/3, sábado | Música Sinfônica. A Orquestra Acadêmica Mozarteum (OAMB), com regência de Carlos Moreno e formada em sua maior parte por jovens bolsistas, abre o festival ao lado de músicos de renome internacional, em um repertório de obras-primas, como a Sinfonia nº 3, a Eroica de Beethoven. Os solistas convidados são Lorenz Nasturica-Herschcowici (violino), Raffaele Giannotti (fagote), Salvador Navarro (trompa) e Manuel Blanco (trompete).
15/3, domingo | Ópera. É a noite das mais belas árias desse gênero musical, interpretadas por grandes cantores líricos, com acompanhamento da OAMB, sob regência do espanhol Pascual Osa. As sopranos Ebonny Preston Woods e Natalie Manfrino, o tenor Enrique Folger, o barítono Derrick Lawrence e o violinista Lorenz Nasturica-Herschcowici compõem o elenco de solistas.
16/3, segunda-feira | Toquinho. Clássicos da música popular brasileira, estrelada pelo consagrado cantor, compositor e violonista Toquinho, que proporcionará um programa emocionante, com o resgate de parcerias notáveis, especialmente com Vinícius de Moraes. Músicos excepcionais participam desta noite especial: Camila Faustino (vocal), Nailor Proveta (clarinete), Ivani Sabino (baixo) e Pepa D’Elia (bateria).
17/3, terça-feira | Bossa Nova and Tango Meet Jazz. Virtuoses de diferentes nacionalidades se unem para promover um fascinante encontro de linguagens musicais, em um programa original e arrebatador. Arranjos e piano, Gustavo Beytelmann; violino, Oscar Bohórquez; baixo, Leonardo Teruggi; vibrafone, Philippe Macé: e bandoneón, Louise Jallu.
18/3, quarta-feira | From Soul to Soul. Uma noite de música para tocar a alma, com os cantores Ebony Preston Woods (soprano) e Derrick Lawrence (barítono), interpretando uma seleção de canções inesquecíveis, de Stevie Wonder e Nina Simone a Diana Ross e Lionel Richie. Um magnífico grupo instrumental integra o espetáculo: Kristina Brodersen (saxofone), Morten Ginnerup (piano), Arnulf Ochs (guitarra), Jens Loh (contrabaixo) e Jean Marc Robin (bateria).
19/3, quinta-feira | Música de Câmara. Um encontro entre mestres e discípulos, em um concerto que coloca em evidência os talentos brasileiros. No palco, em formação camerística, estarão alguns dos melhores solistas de orquestras europeias e os músicos da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro que mais se destacaram nas masterclasses do festival. Lorenz Nasturica-Herschcowici, direção e violino; Michael Hell, violoncelo; Raffaele Giannotti, fagote; Salvador Navarro, trompa; Manuel Blanco, trompete; e Stefan Gagelmann, percussão.
20/3, sexta-feira | Música Sinfônica. Um concerto que privilegia gênios musicais como Mozart e Beethoven, protagonizado pela Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, conduzida por um notável maestro convidado – o norueguês Terje Mikkelsen. Solistas de renome internacional participam dessa noite: Maciej Pikulski, piano; Aaron Wajnberg, piano; Lorenz Nasturica-Herschcowici, violino; e Michael Hell, violoncelo.
21/03, sábado | My Fair Lady. Em formato de concerto, com a participação da Orquestra Jovem de Guarulhos e um superelenco de solistas, essa versão de My Fair Lady revive a magia de um clássico do cinema e do teatro musical. Baseada na peça Pigmalião, de George Bernard Shaw, foi estrelada no cinema por Audrey Hepburn (como a vendedora de flores Eliza Doolittle) e Rex Harrison (o professor que transforma Eliza em uma dama da alta sociedade). Regência de Masayuki Carvalho. Com Ebony Preston Woods, soprano; Enrique Folger, tenor; Derrick Lawrence e Kevin Greenlaw, barítonos; e narração de Marcelo Jaffé.
MÚSICA EM TRANCOSO 2020 - Serviço
Patrocínios
- Lei de Incentivo à Cultura
- Mantenedor: EMS, Groupe L'Occitane e Banco Votorantim
- Patrocinadores ouro: Bradesco, Chenue do Brasil, Fundação BNP Paribas e Kinea
- Patrocinadores prata: Crowe e Deloitte
- Colaboradores: Beauvallet Brasil
- Transportadora aérea oficial: Gol
- Apoio: Estadão, Teatro L’Occitane e Terravista Brasil
- Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania e Governo Federal
Mozarteum Brasileiro
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de oito mil alunos passaram pelas masterclasses e 340 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.
Contatos de imprensa
Marco Dabus e Célia Romano
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
marco@presscomunica.com.br + (55 11) 3627-9896 | 99242-4295
celia@presscomunica.com.br + (55 11) 3627-9893 | 99986-3323